SumUp Chega ao Brasil e Pretende Revolucionar Setor de Pagamentos Móveis
A SumUp, empresa alemã de pagamentos por celulares e tablet começa a atuar no Brasil. De olho nas mais de 22 milhões de médio e microempresas brasileiras a SumUp vem para o país trazendo a experiência de ser a líder no mercado europeu neste setor, atuando em 10 países daquele continente mais a Rússia, pretendendo implantar inovações para o mercado de pagamentos móveis tupiniquim.
Do De Freire Comunicação e Negócios
São Paulo, 13 de novembrode 2013 – A SumUp, empresa líder em mPOS (ponto de venda móvel) na Europa, anuncia o início de sua operação no Brasil sob o comando do executivo Igor Marchesini. A SumUp, que já opera com sucesso em 10 mercados Europeus e na Rússia, conta com investidores, como American Express, BBVA e Groupon.
A chegada da empresa coincide com a recente discussão sobre o uso do celular como meio de pagamento móvel – mercado que deve atingir 80 milhões de usuários no Brasil até 2018, segundo pesquisa da consultoria Frost & Sullivan.
Jan Deepen, cofundador da SumUp e Chefe de Expansão Internacional, comenta: “Entrar no mercado brasileiro acrescenta um novo capítulo em nossa história de crescimento. Atualmente, o Brasil conta com mais de 22 milhões de pequenas e médias empresas, além dos microeempredores. Ao oferecer uma maneira simples e acessível de aceitar pagamentos em cartão através do celular, a SumUp contribuirá para o crescimento desses negócios, estejam eles nas cidades ou em áreas rurais. Estamos particularmente entusiasmados de trazer nosso leitor de Chip com assinatura, uma solução segura e com preços bem competitivos”.
“Os produtos da SumUp estão alinhados com o momento econômico do Brasil e atendem perfeitamente as necessidades de profissionais autônomos e microempreendedores em geral, como pintor, técnico de computador, manicure e doceira”, afirma Igor Marchesini, executivo que, nos últimos meses, estruturou a subsidiária da empresa no país.
O primeiro produto da SumUp é um leitor de cartões de chip que, acoplado ao celular ou tablet, permite que esses profissionais aceitem as principais bandeiras de cartão de crédito, incluindo Visa, Mastercard, Amex e Elo. A opção de débito será oferecida ainda no primeiro semestre de 2014.
“Optamos por trazer para o Brasil nosso leitor de Chip, muito mais seguro e confiável do que os tradicionais leitores de tarja magnética”, comenta Marchesini.
O equipamento da SumUp será vendido a R$ 79,00. Como o leitor pertence ao usuário, a empresa não cobra aluguéis ou mensalidades, apenas um percentual do valor de cada transação.
Inicialmente, a empresa disponibilizará três pacotes para o mercado brasileiro: o à vista tradicional, com taxa de 3,7% para que o cliente receba em até 30 dias; o à vista antecipado, com recebimento em cinco dias úteis e taxa de 4,7%; e o parcelado antecipado, com recebimento total em 5 dias úteis e parcelamento em até 6 vezes. Nesse caso, as taxas são de 6.7% para parcelamentos em até 3 vezes e de 8.7% para parcelamentos em 4, 5 ou 6 vezes.
Uma vantagem da SumUp é que, mesmo numa compra parcelada, a empresa adianta para o cliente o pagamento total. “Se uma vendedora faz uma venda de R$ 300,00 em três vezes, por exemplo, a SumUp paga o valor total em cinco dias”, destaca Marchesini, que conta com vasta experiência em estratégia empresarial, adquirida na consultoria Bain & Company, onde atuou por sete anos e atendeu clientes das áreas de tecnologia, varejo, mídia, entre outros.
Igor é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e tem um MBA pela Stanford Graduate School of Business (Califórnia-EUA), onde teve a oportunidade de vivenciar todo o ambiente de inovação do Vale do Silício.
Testemunhais de quem conhece a tecnologia
“Estamos contentes em ver a SumUp trazer sua expertise internacional para o mercado brasileiro, onde a aceitação do cartão ainda tem grande espaço para crescer, especialmente no segmento de PME (pequenas e médias empresas), empresas individuais e autônomos. A MasterCard acredita num futuro em que o papel-moeda terá uma participação cada vez menos relevante nas transações comerciais. A chegada da SumUp ao Brasil vai ao encontro da nossa visão”, afirma Horst Muller, Vice-presidente de Aceitação e Relações com o Varejo da MasterCard Brasil e Cone Sul.
Jose Vasquez-Mendez, Vice-presidente da American Express para a América Latina e Caribe, diz: “O lançamento do SumUp no Brasil vai ajudar a ampliar e transformar as oportunidades de comércio para os pequenos empreendedores, permitindo-lhes ampliar o seu negócio. As soluções de pagamento móvel da SumUp trazem comodidade e facilidade aos pequenos comerciantes, além de marcar a suave transição dos pagamentos em dinheiro para os cartões de crédito.
Fonte: DFC