10 Erros Fatais de Quem Quer Receber Cartões de Crédito Pelo Celular
Os serviços de intermediação de pagamentos por celular vieram em boa hora, onde micros e pequenos empresários e pessoas físicas, buscam atingir novos consumidores de produtos e serviços. Mas, muitos cometem erros que poderiam ser evitados e acabam se decepcionando quando encontram surpresas ao tentar realizar transações financeiras com seus dispositivos móveis.
Neste post, vou listar os erros mais cometidos aos desavisados, na esperança que sirva de inspiração e alerta para quem pretende receber cartões de crédito ou de débito em seus celulares e tablets.
1 – Aplicativo não Funciona
É grande o número de reclamações referente a incompatibilidade do aparelho que os usuários já possuem com os aplicativos oferecidos pelas empresas.
Solução: Ao se interessar por uma empresa, veja antes a lista de aparelhos que a empresa informa ser compatíveis com seu aplicativo.
2 – Vender Antes de Completar o Cadastro
Muitas empresas, informa facilidades para receber pagamentos por seus sistemas, mas um pouco de cautela faz muito bem, especialmente por se tratar de uma questão financeira.
Notei na grande rede, que parte das queixas em sites de reclamações são relacionadas a pagamentos retidos por documentação incompleta no cadastro.
Solução: Só efetue recebimentos por uma determinada empresa intermediadora de pagamentos móveis, depois de ter o seu cadastro revisto e aprovado pela mesma. Pois caso tenha feito uma venda antes que seu cadastro seja aprovado o valor da transação ficará retido até que esta questão seja inteiramente resolvida.
3 – Bandeiras de Cartões não Aceitas
Alguns vendedores – ainda que poucos – reclamam das poucas bandeiras de cartões adotadas por determinadas empresas para processar recebimentos.
Solução: Faça uma pesquisa com a sua clientela, para saber de antemão o meio de pagamento mais comum utilizado. Depois, ao sondar uma empresa para intermediar os seus recebimentos, busque aquela que ofereça mais bandeiras e no caso de não oferecer todas, que atenda a maioria da sua clientela.
4 – Crédito ou Débito
Muitos esquecem das diferenças entre cartões de crédito e de débito antes de contratar uma empresa, e quando vão receber débito se vêem diante de um grande problema.
Saiba que não são todas as empresas de pagamentos em cartões por celular oferecem o serviço de débito.
Solução: Verificar antes de contratar o serviço, se a empresa já tem em funcionamento o serviço de débito para evitar transtornos.
5 – Taxas Estranhas
Muitos não entendem as políticas de taxas de determinadas empresas, mas só descobrem que não sabem quando tem saldos a receber.
Não existe serviço grátis, se você pretende contratar uma empresa, verifique e compare os custos de transação com outras empresas concorrentes e descubra vantagens que algumas oferecem em relação as outras.
6 – Atualização Android
Na tentativa de deixar o aparelho com o sistema android mais atual, alguns acabam instalando versões mais recentes do sistema em seus aparelhos. Em alguns casos, o Up Grade do android pode afetar o funcionamento do aparelho e impedir que o aplicativo de recebimento de cartões pelo celular fique comprometido.
Solução: Manter o aparelho com o sistema em sua versão original.
7 – Leitor de Cartões de Celular Importados da China
Sabemos que os leitores de cartões para celulares veem da China ou outro país vizinho, mas, utilizar um leitor de cartão que não é homologado pela empresa para fazer transações pode trazer implicações diversas.
Veja abaixo:
Mau funcionamento
Caracterizar fraude
Incompatibilidade
Pagamentos podem ser retidos
8 – Cadastro Improvisado
Pode parecer bizarro, mas existe quem tenta se cadastrar para receber cartões em seu aparelho informando a conta de outrem para o recebimento das vendas. Mas a regra é clara – A conta para recebimento das vendas realizadas por uma empresa deve ser corrente e estar em nome apenas da pessoa cadastrada – neste aspecto.
Solução: Evite se cadastrar com informações bancárias do tipo:
Conta conjunta com esposa ou parente
Conta de outra pessoa
Conta conjunta com sócio
Cadastro de Pessoa Jurídica com conta Pessoa Física
Cadastro de Pessoa Física com conta Pessoa Jurídica
Conta Poupança quando é solicitado Conta Corrente
9 – Não Pesquisar a Empresa a Contratar
Pesquisar o site Reclameaqui.com e outros sites de reclamações antes de contratar uma empresa intermediadora de pagamentos online pode ser de bom tom, além de evitar que um cliente frustrado tenha que usar estes mesmos sites para fazer reclamações por maus serviços prestados.
A maioria das empresas deste segmento, possuem canais no Facebook, Twitter entre outros. Se você divagar na rede destas empresas, pode achar alguma insatisfação publicada por algum cliente insatisfeito e perceber o tipo de tratamento que a empresa presta nestas eventualidades.
10 – Não curtir o CCC no Facebook
Pode parecer pretensioso, mas o blog Cartão de Crédito no Celular, é fonte de informação para um público variado, quando o assunto é buscar saber sobre pagamentos por celulares e tablets usando cartões de crédito ou de débito. Se você pretende contratar o seviço de alguma empresa deste segmento, ou mesmo deseja saber o panorama deste mercado para algum trabalho específico, seja um leitor fiel do blog e fique sabendo das novidades e saia na frente.
Gostou das dicas acima?
Ajude a enriquecer ainda mais as informações deste post com os seus comentários, dúvidas e dicas.